Ensino Médio: tudo o que você precisa saber!

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Atualizado em 10/01/2025


O ensino médio completo é uma fase de grande importância para o futuro acadêmico e profissional de um jovem. No Brasil, é a última etapa obrigatória de ensino. Por isso, a maior parte das pessoas tem contato com essa realidade.


Porém, principalmente após as mudanças educacionais que ocorreram nos últimos anos, ainda existem várias dúvidas sobre as características que definem essa etapa de ensino, como: “ensino médio vai até que série?”.


Devido à sua importância, escolher a escola do ensino médio dos filhos é a preocupação de muitos pais e até dos próprios alunos. Com inúmeras opções e pontos para serem considerados, as famílias podem ficar perdidas.


Por isso, separamos as principais informações, questões e pontos de atenção para você saber tudo sobre o ensino médio!


Além disso, ainda contamos com a participação especial da Coordenadora Pedagógica do Poliedro Colégio de São José dos Campos, Maria Catarina Rabelo Bozio.


A nossa especialista é Bacharela em Estudos Literários e Mestra em Teoria e História Literária pela Unicamp e Doutora em Letras pela USP. Maria Catarina também é professora de Português do Ensino Médio há mais de dez anos, foi Coordenadora de Redação por 9 anos, e, há cinco anos, faz parte da Coordenação Pedagógica.


Neste artigo você vai ver:

  • Qual é o ensino médio?;

  • O Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil;

  • Quais são as séries do ensino médio?;

  • Quais são os tipos de ensino médio?;

  • O que é ensino médio completo?




Qual é o ensino médio?

O ensino médio é a etapa final da educação básica no Brasil e acontece depois do ensino fundamental. Ele é voltado para a preparação acadêmica e cidadã, dando base para o ingresso no mercado de trabalho ou no ensino superior

“O objetivo do ensino médio é proporcionar aos estudantes uma educação integral que os prepare para a vida adulta, estimulando habilidades analíticas, responsabilidades sociais, autonomia nas suas decisões e ações e o pensamento crítico e reflexivo”, segundo Maria Catarina.


Esse período corresponde dos 15 aos 17 anos dos adolescentes e, até alguns anos atrás, era conhecido como “segundo grau”.


Para garantir que o sistema educacional atenda as demandas do mundo de hoje, o ensino médio completo passou por várias atualizações nos últimos anos, como o Novo Ensino Médio.


Além disso, quando falamos sobre o que é ensino médio, devemos ressaltar o compromisso do Brasil com a disponibilização da educação especial e de jovens e adultos (EJA), juntos com a modalidade EAD atualmente.


“O Ensino Médio representa muito mais do que um local de aprendizado acadêmico e desenvolvimento cognitivo. Ele é um espaço de crescimento pessoal, social e emocional, onde se aprimoram habilidades de comunicação e convivência”, completa a Coordenadora.

O Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil

O Novo Ensino Médio foi uma reforma da estrutura tradicional dessa etapa de ensino no Brasil, regulamentada pela Lei nº 13.415/2017. 

“A BNCC, atualmente, está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, lembra Maria Catarina. “Com o Novo Ensino Médio, essas áreas indicadas na BNCC são trabalhadas na carga horária destinada à Formação Geral Básica, completa. 

O objetivo principal da reforma foi tornar o ensino médio mais flexível, atrativo e conectado às necessidades e interesses dos estudantes, preparando os jovens para o futuro.

“O Ensino Médio deve capacitar os alunos a contribuírem de forma positiva e significativa para a sociedade, de forma alinhada aos seus projetos de vida, construídos com o apoio da escola e da família”, justifica Maria Catarina.

A implementação da reforma acontece de forma gradual em todo o país, acompanhando o aporte das instituições de ensino também.




Principais mudanças no Novo Ensino Médio:

  1. Carga horária ampliada

    • Aumenta a carga horária mínima de 800 para 1.000 horas anuais, totalizando 3.000 horas ao longo de três anos;

    • Desse total, 60% são dedicados a uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% aos itinerários formativos.

“Houve a regulamentação de uma parte da jornada escolar destinada aos Itinerários Formativos, que pode servir como aprofundamento ou possibilidade de incluir abordagens de educação profissional e tecnológica”, pontua Bozio sobre o Novo Ensino Médio.

  1. Itinerários formativos

    • Currículos flexíveis que permitem que os alunos escolham áreas de interesse que estejam disponíveis na escola do ensino médio. As opções são:

  • Linguagens e suas tecnologias;

  • Matemática e suas tecnologias;

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;

  • Ciências humanas e sociais aplicadas;

  • Formação técnica e profissional.

A ideia é que o estudante possa personalizar parte da sua formação pensando nos seus objetivos pessoais e profissionais.

  1. Projeto de vida

    • Nessa nova abordagem, há a valorização do autoconhecimento, planejamento pessoal e profissional, com a inserção de uma disciplina ou conteúdo que ajude os alunos a traçarem suas metas futuras.

Para Maria Catarina, “é imprescindível o desenvolvimento de competências gerais, como pensamento crítico, criatividade, educação socioemocional e consolidação de um projeto de vida”.

  1. Novas metodologias de ensino

    • Incentivo à metodologias ativas de ensino, como projetos interdisciplinares, práticas laboratoriais e uso de tecnologias educacionais, que tornem as aulas mais dinâmicas e participativas.

“Cabe a escola também oferecer a atenção e o apoio emocional necessários para observar e apoiar os jovens no enfrentamento dos desafios do amadurecimento, ajudando-os nas complexidades dessa fase de transição para a vida adulta”, discorre Maria Catarina sobre o papel dos colégios na formação do aluno como pessoa.

Objetivos do Novo Ensino Médio

  • Tornar o ensino mais relevante e próximo da realidade dos jovens;

  • Promover o protagonismo do estudante, dando liberdade para que ele escolha áreas de maior interesse;

  • Reduzir a evasão escolar, oferecendo percursos que dialoguem com as necessidades dos estudantes;

  • Melhorar a preparação para o mercado de trabalho e o ensino superior.

Desafios

Com uma boa proposta, o Novo Ensino Médio atende várias demandas das famílias e estudantes. Porém, o Brasil, como um país com diferentes realidades, enfrenta alguns desafios na implementação do novo currículo, por exemplo:

Segundo análises do Censo Escolar 2023:

  • Infraestrutura escolar: muitas instituições ainda não têm recursos ou preparo para oferecer todos os itinerários formativos;

  • 21,5% dos alunos não têm acesso à internet em escolas do ensino médio estaduais;

  • Apenas 12% das escolas públicas oferecem cursos de linguagem de programação e robótica.

  • Público vs. Privado: assim como muitos outros pontos da educação, há um desnível no oferecimento do novo ensino médio entre escolas públicas e privadas, com as particulares tendo uma melhor aplicação;



  • Desigualdades regionais: dependendo da região, principalmente as mais vulneráveis, é difícil implementar a proposta de maneira igualitária;

  • Áreas rurais, por exemplo, apresentam uma diferença de 1,3% em reprovações no ensino médio em comparação às regiões urbanas.

  • Evasão escolar: no Novo Ensino Médio, uma das metas é ajudar os jovens a terem mais motivação e melhorar a frequência escolar;

  • São quase 70 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que não têm a educação básica concluída e não estão frequentando a escola.

De acordo com estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2023:

  • Adaptação ao mercado de trabalho: a formação técnica e profissional precisa estar alinhada às demandas locais e nacionais;

  • Apenas 11% dos jovens brasileiros, de 15 a 19 anos, estão matriculados no ensino técnico, índice muito inferior à média dos países analisados, que é de 44%;

Já segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação, em 2022: 

  • Formação de professores: é preciso que os educadores sejam capacitados para trabalhar os novos métodos;

  • Apenas 55% das escolas públicas, de Ensino Fundamental e Médio, ofereceram alguma formação para os professores sobre o uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem.

Sobre os desafios da educação, como coordenadora pedagógica, Maria Catarina comenta:

“A equipe escolar enfrenta diversos desafios, como a diversidade de perfis dos alunos, incluindo diferenças socioeconômicas, culturais e de aprendizagem. Além de manter o engajamento e a motivação dos estudantes frente às incertezas, como mercado de trabalho, preparação para o ENEM e outros vestibulares e questões pessoais. [...] [Dentro dos desafios para os profissionais] ainda está a escuta, empatia, paciência, flexibilidade, adaptabilidade e as competências pedagógicas, além de investir no contínuo desenvolvimento profissional”.

Quais são as séries do ensino médio?

O ensino médio vai até que série? Equivalente aos três últimos anos da educação básica, essa etapa vai do 1° ao 3° ano, conforme o sistema brasileiro.


As disciplinas estudadas no ensino fundamental são aprofundadas, visando a preparação dos alunos para a universidade e mercado de trabalho. 


Maria Catarina, com mais de 10 anos de experiência em sala de aula, pontua que:

“A transição do Ensino Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio traz algumas mudanças significativas para os estudantes, como o aprofundamento dos conteúdos, maior dedicação e esforço dos alunos e maior segmentação das matérias, que no Ensino Fundamental costumam ser abordadas de forma mais integrada”


Inclusive, é comum que os estudantes, principalmente no último ano, façam, em paralelo ao ensino médio, cursinhos pré-vestibulares.


Em relação às disciplinas básicas da BNCC que definem o que é ensino médio, pode-se citar: biologia, matemática, história, química, física, geografia, português, literatura, redação, sociologia, filosofia, inglês e espanhol.


O ensino médio completo possui a seguinte organização:

  • 1ª série do ensino médio: os alunos ingressam nessa etapa com cerca de 15 anos, sendo um momento de transição do ensino fundamental 2, e são introduzidos à disciplinas mais complexas.

  • 2ª série do ensino médio: o estudante já está mais habituado ao formato do ensino médio e inicia uma preparação mais focada no desenvolvimento de habilidades específicas, com foco nas áreas do conhecimento.

  • 3ª série do ensino médio: essa é a última série do ensino médio completo, focada na consolidação do aprendizado e preparação para o Enem e outros vestibulares e, também, para a vida adulta e o mercado de trabalho.




Como estudar sozinho?

Uma demanda de muitos alunos do Ensino Médio é como estudar além do espaço escolar. Principalmente com a proximidade do vestibular e outras provas, até concursos públicos, essa é a preocupação de muitos estudantes.


Pensando nisso, Maria Catarina, como Coordenadora Pedagógica do Poliedro São José dos Campos, colégio referência em aprovação, conta:


“Para a rotina de estudos no Ensino Médio, é recomendado que o estudante desenvolva um cronograma que distribua bem o tempo entre todas as disciplinas, reservando momentos para revisão e prática, além de manter uma rotina que contemple um tempo dedicado ao estudo, em um ambiente adequado, e com estratégias e técnicas variadas. Essa rotina deve ser adaptada à metacognição do estudante, ou seja, a percepção da sua melhor forma de estudar e aprender”.


Além disso, a profissional da educação ainda falou sobre as ferramentas usadas no Ensino Médio para conseguir um aprendizado mais completo:

“No ensino médio, são mescladas as ferramentas tradicionais, como livros didáticos e apostilas, com plataformas tecnológicas, que oferecem suporte multimídia. Enquanto os processos seletivos das faculdades estiverem pautados em modelos tradicionais, não será possível abandonar ferramentas que remetem a essas práticas, como a realização de simulados impressos. Computadores e tablets são amplamente usados para pesquisas e atividades interativas, e alguns simuladores, que ajudam os alunos a elucidar os conceitos de maneira dinâmica. E-mails, videoconferências e bibliotecas digitais tornam o aprendizado mais interativo e preparam os alunos para um mundo digital e conectado”.


Então, tanto dentro, quanto fora da sala de aula, é importante aderir métodos variados e que atendam as necessidades atuais.

Por isso, é importante também escolher bem a escola em que será cursado o ensino médio, buscando aquela que melhor atenda os objetivos do aluno e da família.

O que é ensino fundamental e médio?

Tanto o ensino médio, quanto o fundamental, fazem parte do ciclo básico da educação no Brasil, que é composto por três etapas:

  1. Educação infantil: composto por creches e pré-escolas;

  2. Ensino fundamental: dividido em duas partes, vai dos 7 aos 14 anos.

  3. Ensino médio: os três anos finais do ciclo obrigatório.

Segundo Maria Catarina, ao contrapor as etapas de ensino, “o Ensino Médio exige mais autonomia e responsabilidade dos alunos, que precisam gerenciar melhor seu tempo de estudo,  definir os itinerários formativos e lidar com uma carga horária maior”.

Além da idade, existem alguns pontos que diferenciam o ensino fundamental do médio. Apesar de terem uma dinâmica parecida, como diferentes professores para as matérias, o:

Ensino fundamental: abrange os anos iniciais e finais, com foco em habilidades essenciais, como leitura, escrita e matemática. Ele é obrigatório e vai do 1º ao 9º ano, tendo artes e educação física ainda.

Ensino médio: com disciplinas mais complexas como física, química, biologia, literatura e filosofia, esta etapa busca desenvolver a capacidade crítica e preparar os estudantes para desafios futuros, indo do 1° ao 3° ano.

O ensino fundamental constrói as bases do aprendizado, enquanto o ensino médio aprofunda e diversifica os conhecimentos.

“[No Ensino Médio] os estudantes começam a planejar seu futuro profissional e acadêmico, definindo seus projetos de vida”, completa a especialista.

Quais são os tipos de ensino médio?

No Brasil, existem duas modalidades principais de ensino médio: o regular e o profissionalizante. Apesar de seguirem os mesmos direcionamentos da BNCC, eles possuem currículos distintos. 


No ensino médio regular, a educação é abrangente e tem foco nas áreas do conhecimento, seguindo as diretrizes da BNCC. Geralmente, as disciplinas buscam preparar os estudantes para o Enem e demais vestibulares.


Justamente por isso, é comum, no 3° ano do regular, alguns colégios darem foco para conteúdos do vestibular e até oferecerem cursinhos preparatórios, cenário mais comum na escola do ensino médio particular


Já no ensino médio profissionalizante, além do conteúdo básico escolar, os jovens também são preparados para o mercado de trabalho, com aulas técnicas, por exemplo, na área de tecnologia, industrial, mecânica, elétrica e administrativa. 


Esse modelo pode ser dividido em integral- quando o estudante cursa o ensino médio regular e profissional juntos na mesma instituição, mas em períodos opostos do dia- ou concomitante, quando os estudos não são feitos na mesma escola.


No caso do integral, o básico e o técnico são iniciados ao mesmo tempo e com a mesma matrícula. Já no concomitante, o aluno pode iniciar o técnico quando desejar (entre o 1° e o 3º ano) e deve realizar matrícula nos dois locais de ensino. 


Existem também instituições que oferecem as duas modalidades, tendo alunos que cursam o ensino médio regular e profissionalizante ao mesmo tempo e alunos que fazem apenas o técnico no local.




O que é ensino médio completo?

Ter o ensino médio completo significa que o aluno concluiu com êxito as três séries e recebeu o certificado de conclusão dessa etapa, que é a última da educação básica brasileira.

Com o objetivo aprofundar os estudos realizados durante o ensino fundamental 1 e 2, é nessa fase que os adolescentes são preparados para o ensino superior ou mercado de trabalho

Além dos conhecimentos teóricos, ainda é possível unir a base comum curricular ao ensino técnico. Com o Novo Ensino Médio (NEM), os estudantes também podem ter maior consciência e autonomia sobre seu projeto de vida.


No processo, é muito importante trabalharmos também a presença da família. “É fundamental que os pais desempenhem um papel ativo e de apoio durante o ensino médio dos filhos, mantendo um diálogo constante e aberto, oferecendo apoio emocional e estando disponível para ouvir”, destaca Maria Catarina. 

 

O que é ensino médio completo, no Brasil, como conhecemos hoje, só passou a ser obrigatório em abril de 2013. Até então, a constituição brasileira defendia a obrigatoriedade do ensino somente até o ensino fundamental 2, ou seja, o 9º ano. 


Antes dessa data, os pais precisavam matricular os filhos na escola só aos seis anos. Atualmente, a matrícula na educação infantil deve ser feita até os quatro anos e a permanência no colégio passou a ser até o último ano do ensino médio.


Sobre essa relação da família com a escola, como coordenadora escolar, Maria Catarina lembra aos pais que, mesmo no Ensino Médio, é importante:

“Participar das reuniões escolares e manter contato com professores e coordenadores, incentivar a autonomia, proporcionar um ambiente de estudo tranquilo, valorizar o esforço e as conquistas e incentivar a participação em atividades extracurriculares. É válido destacar como o desenvolvimento acadêmico está relacionado à saúde global e ao bem-estar dos filhos, por isso, estimule uma rotina equilibrada, que inclua tempo para descanso, lazer e atividades físicas, além de uma alimentação saudável!”

Ter o ensino médio completo é um marco importante porque:

  • É obrigatório para ingressar no ensino superior;

  • É exigido em muitos processos seletivos para o mercado de trabalho;

  • Representa a conclusão da educação básica no Brasil.

Terminar os estudos na escola do ensino médio certifica que o estudante adquiriu competências básicas necessárias para atuar na sociedade e seguir estudando ou trabalhando.

Agora que você já sabe tudo sobre o Ensino Médio, que tal conversar sobre com as pessoas que vão viver esse período com você?